PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA - NATAL RN

Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

O vigário paroquial


É o sacerdote que o bispo diocesano nomeia para auxiliar o pároco no exercício do seu ministério pastoral.  O cân. 545, § 1 assegura que “para o adequado cuidado pastoral da paróquia, sempre que for necessário ou oportuno, pode- se dar ao pároco um ou mais vigários paroquiais que, como cooperadores do pároco e participantes da sua solicitude prestem sua ajuda no ministério pastoral, de comum acordo e trabalho com o pároco”. O cânon 548, § 2 afirma que: “salvo determinação expressa em contrário no documento do Bispo diocesano, o Vigário Paroquial, em razão de seu ofício, tem obrigação de ajudar o pároco em todo o Ministério Paroquial, exceto na aplicação da missa pelo povo e tem obrigação também de substituí-lo, se necessário, de acordo com o direito”.

O que muitas vezes se entende como subordinação, deveria ser entendido como unidade e comunhão nos trabalhos paroquiais. É o que determina o cân. 548, § 3: “O vigário paroquial refira regularmente ao pároco as iniciativas pastorais programadas e assumidas, de modo que o Pároco e o Vigário ou vigários estejam em condições de assegurar com empenho comum, o cuidado pastoral da Paróquia da qual são conjuntamente responsáveis". A diferença é que o pároco responde juridicamente pela paróquia (cf. cân. 532) e por isso pesa sobre ele uma responsabilidade maior, sobretudo quanto à administração dos bens e a prestação de contas. Porém, pastoralmente tanto o pároco como o vigário paroquial partilham da mesma responsabilidade. 

Atualmente, a Paróquia de Nossa Senhora conta com 01  vigário paroquial:


Pe. Manoel Nunes Rodrigues
Data de nascimento : 19 de dezembro
Data de ordenação : 15 de agosto
Vigário Paroquial da Candelária desde 1995. 

Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

perguntas frequentes

Padre Júlio atende das 15h às 16h

Atualizado em 26/08/2021

A Igreja Matriz está aberta de terça a sábado, das 08h às 10h e das 14h até final da Missa das 17h. 

O horário de Adoração ao Santíssimo Sacramento acontece às quintas-feiras, das 14h às 15h30


O Terço da juventude e a Pastoral da Juventude são grupos compostos, tipicamente, de jovens. 


HORÁRIO DE MISSAS

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, as Missas acontecem de Terça a Sábado, às 17h  e aos Domingos às 8h, 11h e 17h; A Missa Dominical, celebrada às 17h,  é transmitida ao vivo pelo canal pnscandelarianatal do YouTube e Facebook. 

ATENÇÃO: Aos finais de semana, A PARTIR DE 06/11/2021, a Missa celebrada, às 17h, na Matriz, será transferida para às 18h.


Na Capela da Mãe Peregrina, a  partir de 23/10, a celebração passa a acontecer às 16h do sábado e também às 16h do domingo. Sendo assim, não teremos mais a missa aos domingos, às 8h. 

Informações atualizadas em 21/10/2021.


Você pode ofertar o dízimo na secretaria da paróquia ou por meio de depósito na conta da Paróquia.  Mais informações em Oferta do Dízimo..

Se você ainda não é dizimista, acesse aqui para fazer o cadastro


Entre em contato com a secretaria da paróquia.

O horário de funcionamento da Secretaria é de terça-feira a sexta-feira das 8h às 18h e ao sábado, das 8h às 17h 

A formação para pais e padrinhos está ocorrendo no quarto Domingo do mês, iniciando às 8h, com a participação na Missa celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Mais informações em batismo.

Whatsapp da coordenação da Pastoral do Batismo : (84) 99932-0100

A programação é a seguinte:

11h30 - Recitação do Oficio de Nossa Senhora

12h     - Missa em Honra à Nossa Senhora da Candelária

16h     - Terço Mariano

17h     - Celebração da Missa 

Instagram