PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA - NATAL RN

Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

O diácono


A primeira menção na Bíblia de diáconos ocorre no livro de Atos dos Apóstolos onde são eleitos os Sete Diáconos: Estevão, o primeiro mártir, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau para servir os pobres (Atos 6:1-6).[1]

Estevão se tornou o primeiro mártir da igreja quando ele foi morto por uma multidão, com a complacência de Saulo, o futuro apóstolo Paulo (Atos 8:1).

Paulo expande as qualificações de um diácono nas seguintes passagens:

• «Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos.» (Filipenses 1:1)

• «Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos» (I Timóteo 3:8)

• «Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos» (I Timóteo 3:10)

• «O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa» (I Timóteo 3:12)

Na Igreja Católica possui o primeiro grau da Sacramento da Ordem, sendo ordenado não para o sacerdócio, mas para o serviço da caridade e da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia.[2] Na Igreja Católica Romana, os diáconos podem ser de duas naturezas, uma delas transitória e outra permanente. A diaconia transitória é exercida pelos aspirantes ao prelado, que tendo feito votos celibatários atuam a serviço da Igreja antes de serem ordenados como padres, e a diaconia permanente é exercida por leigos fiéis, sem a necessidade de votos do celibato, podendo ser casados.

Na Igreja Católica, é um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - que levam à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. Entretanto a admissão de um homem casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa sendo necessário que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos e que o matrimônio tenha ocorrido no mínimo há 5 anos. A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações.[3]

Cristãos católicos que receberam o sacramento da Ordem colaboram com o Bispo, cooperam com os presbíteros na diaconia da palavra, na liturgia e na caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores, praticar obras de caridade e piedade e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes. [4]

Os poderes de um diácono são: ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bençãos diversas, dar a benção do santíssimo sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a sagrada comunhão e fazer pregações. [carece de fontes]

Foram responsáveis pelas primeiras comunidades cristãs e hoje colocam-se ao serviço das comunidades como seus servidores.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1cono

A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária  conta com serviço do Diácono Marcos Antônio França de Oliveira

Biografia

Nascimento: 15/09/1948

Ordenação: 09/11/2001

Inicio da Atuação na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária


Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

perguntas frequentes

Padre Júlio atende das 15h às 16h

Atualizado em 26/08/2021

A Igreja Matriz está aberta de terça a sábado, das 08h às 10h e das 14h até final da Missa das 17h. 

O horário de Adoração ao Santíssimo Sacramento acontece às quintas-feiras, das 14h às 15h30


O Terço da juventude e a Pastoral da Juventude são grupos compostos, tipicamente, de jovens. 


HORÁRIO DE MISSAS

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, as Missas acontecem de Terça a Sábado, às 17h  e aos Domingos às 8h, 11h e 17h; A Missa Dominical, celebrada às 17h,  é transmitida ao vivo pelo canal pnscandelarianatal do YouTube e Facebook. 

ATENÇÃO: Aos finais de semana, A PARTIR DE 06/11/2021, a Missa celebrada, às 17h, na Matriz, será transferida para às 18h.


Na Capela da Mãe Peregrina, a  partir de 23/10, a celebração passa a acontecer às 16h do sábado e também às 16h do domingo. Sendo assim, não teremos mais a missa aos domingos, às 8h. 

Informações atualizadas em 21/10/2021.


Você pode ofertar o dízimo na secretaria da paróquia ou por meio de depósito na conta da Paróquia.  Mais informações em Oferta do Dízimo..

Se você ainda não é dizimista, acesse aqui para fazer o cadastro


Entre em contato com a secretaria da paróquia.

O horário de funcionamento da Secretaria é de terça-feira a sexta-feira das 8h às 18h e ao sábado, das 8h às 17h 

A formação para pais e padrinhos está ocorrendo no quarto Domingo do mês, iniciando às 8h, com a participação na Missa celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Mais informações em batismo.

Whatsapp da coordenação da Pastoral do Batismo : (84) 99932-0100

A programação é a seguinte:

11h30 - Recitação do Oficio de Nossa Senhora

12h     - Missa em Honra à Nossa Senhora da Candelária

16h     - Terço Mariano

17h     - Celebração da Missa 

Instagram